O que é saudade pra você?

É um incômodo inquietante que
Dói no peito e 
Machuca.
É o meu silêncio gritando
com a ausência da tua voz.


( Você pode ler isso ao som de All  I  Want - Kodaline)

    É uma verdade quase universal o quanto é difícil manter as pessoas por perto, o quanto relações e relacionamentos são extremamente complicados e as vezes a vida se encarrega de afastar quem um dia já esteve mais perto possível da gente. 

    Não sei bem por qual motivo ou razão eu  me tornei uma pessoa tão essencialmente nostálgica. Olho para trás e vejo muita coisa ficando e sinto saudade, mas isso não significa necessariamente sentir falta. Recordar talvez seja um vício, do qual ninguém está pronto para abrir mão e a saudade vem como uma espécie de punição, a mais gentil que existe.

    Talvez o fato mais dificil de lidar, seja a sensação de que a saudade pode ter endereço, um rosto, nome e sobrenome, cheiro, jeito peculiar e gosto incomparável. Ela é algo arrebatador e como a nostalgia, pode ser cruelmente viciante. As vezes não basta só lembrar dos lugares e pessoas, mas também do que vivemos e sentimos ali. Os momentos podem se fazer presentes na nossa mémoria mais do que desejamos e isso pode ser reconfortante. Mas, ela sempre vai voltar e apertar o nosso peito com a intenção de deixar tudo a par.
Se infiltrar nos nossos sonhos, esperar até fecharmos os olhos e ficar quietinha ali, alojada no cantinho até resolver se apoderar de tudo e chegar de uma vez abraçando nossas fraquezas nos fazendo sentir um grito surgindo, um vazio, um aperto no coração; uma lágrima. Talvez seja a saudade chegando em seu estado líquido.


Você já se perguntou o que é, e o que a saudade representa pra você hoje?


    A saudade é sedutora, uma perseguidora incansável que deixa vestígios inalteráveis, é causa e cura de uma enfermidade momentânea.  Eu  queria que ela tivesse um  dia exclusivo, escolheria os sábados provavelmente,  mas  ela caminha com a  gente quase todos os dias, parecendo poética, ela  fica.
Mas, o que talvez ninguém tenha nos contado, é que a saudade é quando a pessoa diz: "até mais" e vai embora, mas o amor não. 
É a palavra que não consegue se despedir.

A saudade foi hoje
O que ela também foi ontem,
Maior do que eu.
Ela segue um rumo
Insuportável,
Provocando versos bonitos
Para um extenso poema.

Minhas mãos,
Nossas mãos não suportam,
O peso e as
infinitas profundidades
Que é a saudade.


Será que vamos aprender a lidar com ela?

Comentários

  1. Dá saudade porque as memórias não mudam, mesmo que as pessoas mudem. Incomoda porque o cérebro não consegue lidar em querer algo que sabe que não vai ter. Sentir falta é bom para valorizar os momentos, ter saudade é péssimo, pois nunca passa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Café

Bebedeira

2.1 bilhões de anos-luz